
Windows 7: a barra lateral sumiu e os gadgets não têm mais localização fixa
O beta do sistema operacional da Microsoft tem slide show no desktop e janelas que crescem quando arrastadas.
Quem instalou o beta 1 do Windows 7 não precisou procurar muito para encontrar novidades. Muitas delas estão logo ali, na Área de Trabalho. Uma das mais óbvias é que a Barra Lateral, onde ficavam os gadgets, não existe mais. Agora, esses programinhas flutuam livremente sobre a tela. No Vista, também é possível colocar um gadget fora da Barra Lateral. No entanto, se ela for fechada, o gadget é encerrado também. O novo funcionamento, sem barra, é mais natural. Por enquanto, os programinhas incluídos no sistema são os mesmos do Windows Vista, como calendário, boletim meteorológico e relógio. Mas outros podem ser baixados da web, é claro.
O comportamento das janelas de aplicativos mudou no Windows 7. Agora, quando uma delas é arrastada para a borda, ela passa a ocupar a tela inteira. No entanto, se a janela for arrastada para a direita, ela será dimensionada para ocupar metade da tela. Durante a manobra, um retângulo azul mostra onde vai ficar a janela. Arrastar a janela de volta ao meio da tela faz com que ela volte ao tamanho original. Um efeito mais bizarro é que, se uma janela for chacoalhada com mouse, as outras serão fechadas e só ela ficará aberta. Aparentemente, a Microsoft incluiu esses recursos principalmente para uso com tela sensível ao toque, ainda que eles funcionem também com mouse.
Quem resolver alterar as configurações da Área de Trabalho também vai perceber algumas mudanças. No menu de contexto (aquele acionado com o botão direito do mouse), sumiu a opção Propriedades. Em vez dela, aparecem Screen Resolution para configurações de vídeo (resolução, cores e outras) e Personalize para personalizar a Área de Trabalho. Pessoalmente, prefiro ter todos os ajustes reunidos numa única janela. Mas é bom notar que eles ainda estão agrupados no Painel de Controle.
Escolhendo a opção Personalize, chega-se a uma janela de personalização parecida com a do Windows Vista. Nota-se que há mais ênfase ao uso de temas para configurar a aparência da tela. Um link "Get more themes online" sugere que os temas devem se multiplicar futuramente. Apesar de algumas tentativas da Microsoft no passado, o uso de temas nunca foi muito difundido no Windows. Talvez isso mude um pouco agora. Um detalhe simpático é a função de slide show embutida. Basta escolher várias imagens para o plano de fundo e indicar quanto tempo cada uma deve ser exibida. O Windows se encarrega de trocar a imagem periodicamente.
Minha avaliação é que essas mudanças são boas, mas não são importantes, já que não alteram significativamente a experiência do usuário com o computador. Junto com outros aperfeiçoamentos, poderão representar um passo à frente. No próximo post, vou falar um pouco mais sobre a nova Barra de Tarefas.
o windows 7 esta dispomiver no mega downloads










(calma é só um gif)


























0 comentários:
Postar um comentário